Bispo considera declaração «contrária ao Evangelho» sobre a JMJ do futuro Cardeal Aguiar

, 14 de julho de 23 (ACI Press).-
O Bispo de Orihuela-Alicante, Dom José Ignacio Munilla, sustenta que a expressão «não queremos converter os jovens a Cristo» do Bispo Auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar sobre a JMJ foi «muito inadequada, bem como contrário ao Evangelho”.

Durante o programa Sexto Continente de sexta-feira, 14 de julho, que o prelado espanhol dirige dois dias por semana na Rádio María Espanha, Dom Munilla dedicou quase 40 minutos a analisar exaustivamente a polêmica que surgiu como resultado da recente afirmação do futuro cardeal português .

Dom Munilla explicou em primeiro lugar que, apesar de essas declarações (na íntegra, aqui) «obviamente, o que elas sublinhavam» era o desejo de que a JMJ fosse uma ocasião de encontro entre jovens católicos, cristãos de outras confissões, de outros credos e até ateus, a expressão “causou grande surpresa”.

O Bispo de Orihuela-Alicante recordou ainda que D. Aguiar a qualificou na ACI Digital, agência portuguesa do Grupo ACI, afirmando que a JMJ «não é e não deve ser um evento de proselitismo» e que a sua intenção era sublinhar que «a Igreja não impõe, mas propõe”.

O Prelado espanhol considera que, além das ressalvas, a frase original era “muito inadequada, além de contrária ao Evangelho”, uma vez que o apelo à conversão e à crença no Evangelho “é identificado com o ministério público de Jesus”.* 100009*

Como resultado da polêmica, Dom Munilla abordou uma reflexão que intitulou Proselitismo, chamada à conversão e encíclica Fratelli tutti, porque o que foi gerado pelas palavras de Dom Aguiar “está mostrando a necessidade de um esclarecimento desses conceitos”.

1. «Não ao proselitismo»

Em primeiro lugar, recordou que o frequente convite do Papa Francisco a dizer “não ao proselitismo” foi feito pela primeira vez em referência a algumas palavras específicas de Bento XVI: “A Igreja cresce pelo testemunho, não pelo proselitismo”.*100013 *

Assim, quando este termo é usado, ele quer sublinhar «a alegação de que alguém chega a ter sua fé a ponto de fazê-lo de forma obsessiva e não respeitar a liberdade dessa pessoa», disse ele.

A seguir, o Prelado sublinhou que “não é o mesmo dizer não ao proselitismo e dizer não ao apelo à conversão”.

Quando o Papa pede para evitar o proselitismo, explica o Bispo de Orihuela-Alicante, refere-se a uma pregação que não dá a devida importância ao testemunho, que não respeita o tempo das pessoas, que as «atropela» e não escuta eles.* 100019*

Também cairia no proselitismo quando a caridade é subordinada à pertença religiosa, porque «o coração do homem deve ser acessado livremente».

Esta atitude nasce da falta de confiança de que “quem converte é o Espírito Santo”, afirmou o Prelado, que sublinhou que a Igreja proíbe severamente “que a conversão seja induzida por meios indiscretos, coercivos”.

Para Dom Munilla é preocupante que esta rejeição do proselitismo seja promovida «sem explicação suficiente», porque «muitos estão chegando a acreditar que o proselitismo é simplesmente um apelo à conversão».

2. Apostolado: «Só Cristo pode nos salvar»

Num segundo bloco da sua explanação, Monsenhor Munilla abordou a questão do apostolado, sublinhando que a mensagem de Jesus Cristo «ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho» não é «uma questão de gosto».

“O Evangelho nos diz que é importante acolher Jesus Cristo para que o homem possa receber a salvação de Deus. Só Cristo pode nos salvar”, enfatizou, embora “podem ser salvos aqueles que não foram culpados de não terem conhecido Jesus Cristo”.

O Prelado ilustrou esta explicação com a nota doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé intitulada Sobre alguns aspectos da evangelização do ano 2007.

Rejeita o questionamento da “legitimidade de propor aos outros o que consideramos ser uma verdade revelada por Jesus Cristo e que eles devam conhecê-la”, explicou Dom Munilla.

Por conseguinte, o respeito pela liberdade religiosa e pela pluralidade «nunca pode ser desculpa para a indiferença entre a verdade e o bem», porque «a urgência do convite de Cristo a evangelizar diz respeito a todos nós», afirmou.*100035 *

O Prelado deu como exemplo a “parrésia” dos Apóstolos, que continuaram a evangelizar mesmo presos ou violentados: “Bateram neles para fazê-los parar de pregar e continuaram”, enfatizou.

Por isso, o Bispo exortou a não confundir proselitismo com apostolado, porque “é uma confusão que deixa o Evangelho em silêncio. É como deixar o Evangelho invalidado.”

3. “Incompreensão” de Fratelli tutti

Em terceiro lugar, o Bispo de Orihuela-Alicante explicou como, em sua opinião, «por trás dessa confusão também há um mal-entendido de Fratelli tutti», encíclica publicada pelo Papa Francisco em outubro de 2020.

Dom Munilla desvenda o significado de fraternidade a que se refere a encíclica e que se propõe como ponto de partida para a colaboração em um mundo entre crentes de diferentes confissões e não crentes.

Para o Bispo espanhol, a incompreensão da afirmação “somos irmãos porque no fundo temos um Pai comum” está alimentando um relativismo que leva a afirmar que “todas as religiões são basicamente iguais”. Consequentemente, “a proclamação explícita do Evangelho é desnecessária”.

Dom Munilla explicou que é preciso distinguir três níveis de significado na expressão “Deus é o Pai de todos”.

Em primeiro lugar, refere-se à criação, “que é o nível em que Fratelli tutti fala”; uma segunda de caráter providencial, que alude ao fato de que Deus se manifesta “a favor de todos, não só dos batizados”; e um terceiro ligado à redenção, que se situa no plano sobrenatural.

Neste sentido, o Prelado esclareceu que a redenção “deve ser livremente aceita para participar da filiação divina de Jesus Cristo. Isso não é recebido pela criação. Nem todo mundo.”

“Se isso não for bem compreendido, então se diz: ‘Oh, Fratelli tutti! Deus é Pai de todos e todos somos irmãos. Então pare de pregar, para anunciar o Evangelho”, enfatizou.

Mais tarde em seu discurso, ele explicou que “é muito importante superar essa visão igualitária. Não, todas as religiões não são iguais. Jesus Cristo é o revelador do Pai. E a pluralidade será boa na medida em que for o ponto de partida para nos conduzir à plena unidade em Deus”.

Neste sentido, o Bispo espanhol sublinhou: “Jesus Cristo não foi um moderador de pluralismos, mas um mestre da verdade”.

Como medir o sucesso de uma JMJ

Finalmente, Dom Munilla afirmou que «a própria coisa do Evangelho é o chamado à conversão» e que quem recebe este anúncio e o aceita «torna-se um orador».

Por isso, e ligando à origem da polêmica sobre a qual procurou esclarecer conceitos, destacou que “uma Jornada Mundial da Juventude é avaliada principalmente por dois parâmetros: o número de conversões e as vocações que surgem”.*100061 *

“Queremos tornar Cristo conhecido no mundo. É por isso que se realizam as Jornadas Mundiais da Juventude, para que Cristo seja conhecido e Cristo seja amado”, sublinhou.

más noticias

Noticias relacionadas