O Ministério de Energia e Águas está a promover uma reunião de consulta pública na província da Huíla

A divulgação pública dos projetos para mitigar os efeitos da seca na região ocorreu em 7 de julho de 2023, na cidade do Lubango, na província da Huíla. O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, foi testemunha do evento, que teve sua abertura conduzida pela Vice-governadora da Huíla, Maria João Chipalavela.

A apresentação foi conduzida pelo Gabinete para a Administração das Bacias Hidrográficas do Cunene, Cubango e Cuvelai (GABHIC), destacando os três conjuntos de iniciativas destinadas a abordar os impactos da seca nos municípios do Lubango, Chibia e Gambos. Esses projetos incluem o Projeto Huíla 1 (investigação e aproveitamento das águas subterrâneas do aquífero da Chela, na cidade do Lubango), Huíla 2 (construção da barragem do Nhene e obras associadas, na cidade do Lubango) e o Projeto Huíla 3 (construção da barragem do N’ompombo, no rio Caculuvar, e obras associadas).

Durante a sessão de consulta, foram recebidas contribuições significativas dos participantes. No município da Chibia, ocorreu o ato simbólico de lançamento da primeira pedra para o projeto de reabilitação do sistema de abastecimento de água da sede municipal da Chibia. Este projeto, com um prazo de execução de 12 meses, contemplará uma rede de distribuição com 2.211 ligações domiciliares e 16 chafarizes após a sua conclusão.

João Baptista Borges João Baptista Borges João Baptista Borges João Baptista Borges

más noticias

Noticias relacionadas